terça-feira, 29 de agosto de 2017

The one with the... | 10 momentos inesquecíveis em "Friends" *contém spoilers*



Para os leitores mais atentos ( e fãs da série), o facto de gostar de "Friends" não será novidade, para os restantes, garanto que depois deste post não existirá margem para dúvida.
"Friends", uma das séries mais icónicas na história da televisão,  foi protagonista na década de noventa, inicio dos anos dois mil, permanecendo nos corações de quem acompanhou as dez temporadas. Esta sitcom transporta-nos numa viagem à vida de cinco nova-iorquinos, mantendo o mesma qualidade e nível de humor do primeiro ao último episódio, com personagens e enredo brilhantes. 
Já vi e repeti todos os episódios mais do que uma vez, fiz referências e mais referências aos personagens (por quem nutro grande carinho) e invejei a dinâmica do seu grupo. Hoje, trago-vos dez momentos da série que considero inesquecíveis.


1. « They're doing it tonight, we can do it tomorrow » (T2, ep.18)
Este episódio é memorável pela discussão entre Mónica e Rachel, resolvida com um jogo de "pedra, papel ou tesoura". Na minha opinião, tudo teria sido mais simples se a Mónica tivesse ficado com o último preservativo (motivo da disputa), afinal, ela chegou primeiro à casa de banho, mas a Rachel ganhou. A frase "They're doing it tonight, we can do it tomorrow" ficou marcada, tal como a reação de Richard (namorado de Mónica) ao ouvi-la.




2."The one where no one's ready" (T3, ep.2)
Acho que nunca nenhum episódio me deixou tão frustrada. Enquanto o Ross está incansavelmente a insistir que os amigos se despachem para a gala a que tem de comparecer, o Chandler e o Joey discutem, a Phoebe suja o vestido, a Mónica deixa uma mensagem embaraçosa ao ex-namorado e Rachel decide não ir. Ter o grupo todo reunido e sentir o nervosismo de Ross, tornou todo este episódio único.

3. A picada de alforreca (T4, ep.1)
No fim da temporada anterior, a Monica foi picada por uma alforreca, tendo chegado à casa  de praia visivelmente perturbada mas em queixumes. Com ela, chegaram Chandler e Joey, no mesmo estado de horror. Só no primeiro episódio da quarta temporada é que o resto do grupo descobre o que tivera acontecido, que, numa jogada desesperada, baseada num documentário do Discovery Chanel, o Chandler urinara na picada de Mónica, de forma a aliviar a dor. 


4. O grito (T4, ep.12)
Numa aposta, Mónica e Rachel perdem o apartamento para Chandler e Joey, o que desencadeou um grito de frustração digno de menção (4min.40s ). 



Para além disso, também a parte inicial do episódio, onde os rapazes adivinham as compras que Rachel fizera e o jogo divertido onde elas acabaram por perder a aposta, tornaram o episódio fantástico. 

5. Quando o Ross descobre (T5, ep.14/15)
Depois de muito tempo em segredo, a relação de Mónica e Chandler acaba por ser descoberta, deixando a maioria do grupo elucidado. No fim do episódio catorze, Ross, o único que ainda não sabia, descobre, proporcionando-nos um momento engraçado, num misto de revolta e aceitação da relação entre a irmã e o melhor amigo. 

6. "The routine" (T6, ep.10)
Neste episódio é-nos apresentada a 'famosa' coreografia dos irmãos Geller, digna de ser aprendida por qualquer fã.

,

7. Unagi (T6, ep.17)
Unagi, um estado de precessão total, que Ross acredita poder ajudar Rachel e Phoebe face a qualquer ameaça, ridicularizando as suas aulas de auto-defesa. 



8. "Baby got back" - Sir Mix-A-Lot (T. 9, ep. 7)
As primeiras vezes de um bebé marcam qualquer pai pelo que, ver Emma a sorrir, se tornou um momento marcante. Depois de Ross descobrir que cantar "Baby got back" funcionava, Rachel não resistiu e acabou por imitá-lo. No final do episódio, somos presenteados por uma interpretação inesquecível. 


9. «Ichiban, lipstick for man» (T10, ep.6)
Apesar dos batons azuis terem invadido as lojas de cosmética o ano passado, em 2004 Joey apresentou-nos a beleza subtil  de usar azul com Ichiban, um batom formulado especificamente para homens. 



10. «It's like Sophie's choice» (T8, ep.20)
No início deste episódio a Phoebe coloca uma pergunta ao grupo: "Sex or food?". Aplicando-a ao Ross, transforma-a em "Sex or dinosaurs?". 




Quis manter esta lista acessível, pelo que tentei que não se prolongasse demasiado. No entanto, há que mencionar a  o episódio onde a Mónica ensinou ao Chandler as zonas erogenas da mulher, a história da viagem à Europa Ocidental, o jogo Bumboozle e, na temporada nove, o aparecimento de Mike.
Concordam com a minha lista? O que têm a acrescentar? Ficaram curiosos para ver a série? 

10 comentários:

  1. eheheh grandes cenas :P adorei!

    beijinhos
    Rafaela Borges || KnightLand ❤

    ResponderEliminar
  2. Adorei a seleção das cenas!! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Cada cena melhor que a anterior! Mas a do preservativo que mencionas em primeiro é priceless.
    Esta série é só genial, a melhor de comédia - e no top de séries de todos os géneros.

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cena do preservativo é fantástica!
      Não há dúvida que Friends é uma das melhores séries de todos os tempos e que vai ser muito complicado que alguma comédia lhe chegue aos pés

      Eliminar
  4. O episódio da picada de alforreca e de toda a intriga por trás é incrível. Assim como a coreografia dos manos. De facto, esta série é formidável do início ao fim! Não há um episódio que não te faça rir, ficar colado ao ecrã e desejar o melhor às personagens. Gosto, gosto, gosto. Até cheguei a fazer um comentârio sobre ela na minha rubrica Aos 3 é de vez.
    Gostei muito dos 10 que escolheste. Foram bem pensados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      É complicado escolher apenas 10 momentos de uma série tão boa. Faltou o pedido de casamento do Chandler, quando o Ross disse o nome errado no altar, quando a prima dos Geller apareceu ("I want it, she wants it, I'm going in.") e muitos outros momentos fantásticos que terão de ficar por discutir.

      Eliminar