terça-feira, 30 de janeiro de 2018

(Des)Aventuras| Bullet Journal - a minha experiência



Um dos meus grandes objetivos para 2017 era começar a fazer uma melhor gestão do meu tempo, de modo a tornar-me uma pessoa mais produtiva e a conseguir um melhor equilíbrio entre a minha vida de estudante e todas as outras coisas que não envolvem ter a cabeça colada a um manual de História.  Sempre fui uma pessoa de cadernos, calendários e agendas, mas nunca encontrei um sistema que realmente me agradasse e me forçasse a estabelecer planos e objetivos. Quando larguei o ceticismo e experimentei o método de bullet journaling, encontrei esses sistema e vi rápidas melhorias no aproveitamento dos meus dias. 
Ryder Carroll criou um sistema dinâmico e rápido de documentação de ideias, projetos e objetivos, que respondesse às necessidades de cada indivíduo e juntasse num só espaço a complexidade da sua vida. Uma agenda 100% personalizada. O Bullet Journal expandiu-se para uma forma de expressão da criatividade do utilizador, abandonando a simplicidade da caneta preta e dos códigos por símbolo. Tornou-se uma solução popular, pelo que encontramos inúmeros videos  acerca desta forma de planeamento.

Achava este sistema contraprodutivo, demasiado complexo e trabalhoso. Hoje, trago-vos uma opinião totalmente diferente. 

Quero dar-vos vantagens, desvantagens, sugestões que a tentativa e erro me ensinaram, alguns dos meus spreads e canais de Youtube, onde podem encontrar algumas ideias para começar.


(Des)vantagens
Vantagens:
  • Personalizado: Por construirmos o nosso layout, temos toda a liberdade de construção de planos semanais, mensais, diários, etc. 
  • Dinâmico: Se não gostares de como ficou, tens apenas de experimentar outro método de disposição.
  • Multifacetado: O teu Bullet Journal (ou BoJo) pode ser só uma agenda ou ter outras funções como diário ou sketchbook.
  • Pode ser aplicado em qualquer caderno: Originalmente, o sistema era construído num caderno ponteado. Apesar disso, podes aplica-lo no tipo de folhas que preferires, de modo a aproveitar cadernos antigos ou até dossiers, onde podes incluir diferentes tipos de papel para as necessidades. 
  • Preço: Uma boa agenda pode ser bastante dispendiosa. Por sua vez, existem cadernos a preços bastante acessíveis.
Desvantagens:
  • O processo de construção pode ser demorado: Dependendo dos layouts que precisas e da decoração que pretenderes dar ao teu BoJo, é um processo sem dúvida demorado.
  • Tentativa e erro : Há que descobrir o layout  ideal para as nossas necessidades pessoais, o que nem sempre é fácil e pode revelar-se bastante trabalhoso.

A minha experiência
O meu Bullet journal (um caderno A5 quadriculado),começa com um calendário anual, para futura referência na construção dos calendários mensais. 
Para o ano 2018, optei por não incluir um Índice, visto acabar por não o atualizar (ou sequer usar, porque procurar as páginas às escuras é mais giro).


Assim, existem cinco páginas padrão que regulam o meu mês:
  1. Calendário mensal (marca o início do novo mês e dá-me uma visualização mais ampla de testes, apresentações e marcações médicas que possa ter);
  2. Objetivos mensais;
  3. Lista de livros a ler;
  4. Habit tracker (três grelhas, cujo número de quadriculas correspondem aos dias do mês, estando pintados aqueles a que me dedico à escrita, leitura e a uma boa noite de sono);
  5. Objetivos semanais.
Dos layouts que experimentei para as minhas Listas de Tarefas, o que vêm acima tornou-se o meu preferido. Tem espaço suficiente para registar os meus afazeres, eventos e agendar posts. Por norma,  não possuem gralhas como "Domindo". A fotografia acima mostra o melhor da minha distração. Depois de criar o espaço para todos os dias dos mês, crio a página de objetivos semanais.


Este mês, inclui uma lista de séries e filmes a ver, concluir e experimentar e também de música a explorar. Recorrerei a estas páginas ao longo do ano. 


Como referi, este método de organização parecia-me contraprodutivo, pelo simples facto da construção dos spreads ser demorada e dos videos do youtube que usei como pesquisa me mostrarem designs demasiado complexos e decorados. Neste momento, acho que as vantagens desequilibram a balança e construir o meu suporte tornou-se um passatempo, que executo enquanto ouço música, podcasts, vejo videos, séries ou filmes. O BuJo é tão catita e emproado como os nossos corações desejarem,  pelo que o tempo que dedicamos ao design é relativo.

Sugestões
A minha primeira sugestão é que criem um espaço para armazenarem papeis soltos que vos sejam úteis. Receitas médicas, cartões de visita, recibos e outros "ocupa secretária". O meu está feito na contracapa, com cartolina, mas colar um envelope no mesmo local é igualmente eficaz.


Testar as vossas canetas e marcadores na última folha do caderno também é recomendado, de modo a garantir que nada passa para a folha seguinte. 
Por último, não tenham medo de errar. O objetivo é tornarem a vossa vida um pouco mais organizada e encontrar formas eficazes de o garantir.

Amigos do Youtube
Termino a publicação com o link para três canais que vos podem servir de inspiração para envergar no bullet journaling. O Pinterest também é uma excelente fonte de inspiração para spreads, doodles e métodos que queiram por em prática.






5 comentários:

  1. Eu já tentei várias vezes ter um Bullet Journal, mas acabo sempre por não lhe dar uso e usar apenas a agenda do telemóvel. No entanto, acho que é uma excelente ideia! E adorei a página dos filmes do teu BoJo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :D
      Já tentei imensas vezes utilizar o telemóvel e aplicações de organização, mas não é para mim. Preciso de escrever à mão e só sinto que as minhas ideias e objetivos fazem sentido dessa maneira. Gostava imenso de conseguir, porque era menos uma coisa que andava comigo na mala, mas sou alérgica! São métodos

      Eliminar
  2. É um método que acho extremamente curioso, até pela individualidade. Por muito que possas ter lá temas comuns a muitas outras pessoas, a forma como os organizas é completamente diferente.
    Um dia destes, acho que me aventuro a construir um :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem o meu selo de aprovação!
      Acaba por ser uma expressão de criatividade e a solução ideal, por seguir a tal história do "queres bem feito, faz tu"

      Eliminar
  3. Confesso que é um método que não se enquadra no meu estilo de vida mas adoro espreitar os vídeos dos bullet journals de outras pessoas, admito :)

    ResponderEliminar