quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Na contra capa| "Uma Magia mais Escura" : review (sem spoilers)



“-Sei pois - ripostou Lila, alegremente”. - há a Londres Aborrecida, a Londres do Kell, a Londres Sinistra e a Londres Morta - recitou, contando-as pelos dedos e acrescentando: - Vês? Sou uma aluna atenta." ― V.E. Schwab, A Darker Shade of Magic (Uma Magia Mais Escura)

Uma Magia Mais Escura  foi uma das melhores leituras que 2017 me deu, conquistando a prateleira dos favoritos sem grande batalha.
Primeiro volume da trilogia, introduz Kell, um dos últimos magos com a capacidade de viajar entre três universos paralelos, ligados por uma cidade mágica. A Londres Vermelha - onde vive e serve a realeza - é abundante em magia, que coexiste com os habitantes e é venerada; a Londres Cinzenta, aborrecida e desprovida de dote mágico e a Londres Branca, onde a magia está a consumir o mundo e os seus habitates. Existe ainda uma quarta, perdida na história e fechada aos outros mundos: A Londres Negra.
Oficialmente, Kell é o embaixador do império Meresh, trocando correspondência entre os réis das três Londres. Off books, contrabandista. Transportar objetos entre Londres é proibido e Rhy, príncipe da Londres Vermelha, faz questão de relembrar isso ao "irmão". É esta atividade que nos trás a peripécia da história: Kell aceita um objeto com magia capaz de destruir mundos. Já o fez uma vez.
Desta forma, torna-se traidor, fugitivo, é perseguido, atacado e encontra Delilah Bard, uma fora da lei que o rouba, salva e o obriga a aceitá-la como companheira de aventura.

É receita para uma daquelas fantasias.

A escrita da autora é fluída e emergente, que nos envolve na vida de personagens tão humanos e imperfeitos, que nos parece poder tocar-lhes. Kell está aborrecido, desconhece o seu passado, sente-se só e objetificado pelas pessoas a quem chama família. Rhy é a exceção, bon vivant, bom príncipe e o irmão que Kell considera ter. Lila é ambiciosa, talvez a pessoa mais sonhadora que Kell já conheceu. Irreverente, forte e individualista, não foge da aventura que sempre sonhou ter. Esta é a sua oportunidade.
Para além de elogiar as personagens, o mundo tem de ser referido. V.E. Schwab cria um universo tão intrigante e um sistema mágico genial, que nos faz querer saber mais e mais sobre o mundo. Não consegui pousar o livro. 
O início pinta o cenário da história, mas não de forma lenta ou enfadonha, tudo menos isso.
Ainda não li os outros dois, mas estou ansiosa para fazê-lo. Foi um excelenote começo para uma história que ainda tem muito para descobrir.  Esta foi só a primeira aventura.


Escusado será dizer que recomendo vivamente aos amantes de fantasia. É um YA excelente, que toca nos botões certos. É um preferido que ainda mexe com  o meu lado de fangirl e me faz implorar aos meus amigos que leiam. Leiam porque não é bom, é excelente e, como eu, vão querer mais.


4 comentários:

  1. Eu gosto muito de livros de fantasia e o tudo o que disseste acerca deste livro prendeu a minha atenção e despertou-me a curiosidade! Tenho de ver se o encontro e desconfio (com bastante certeza) de que vou adorar o livro :D

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não é o género de livros que costumo ler, mas deixaste-me bastante curiosa!

    r: Ora nem mais. Pegando no exemplo que deste, é legítimo que as pessoas digam que não se sentem atraídas pelo conceito de Harry Potter. Agora, não podem é falar como se tivessem conhecimento de causa. Não podem catalogá-lo se nunca o viram/leram. Depois de o fazerem, sim, já têm elementos que as permita tecer uma opinião. Até lá não.
    Sinceramente, acho que crescemos imenso quando discutimos os nossos gostos, porque contactamos com realidades diferentes da nossa. E isso até nos pode fazer mudar de opinião. Não totalmente, mas, pelo menos, de modo a que olhemos de outra perspetiva. O importante é que nunca se perca o respeito.

    Oh, muito obrigada *.*

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro na minha estante há imenso tempo e tenho andado a evitar lê-lo porque o comprei em português e ainda não saiu o segundo volume já traduzido. Mas é das sagas mais populares de 2017 e quero desesperadamente ler tudo, ao ponto de considerar comprar os livros em inglês na mesma, ahah.

    Gostei muito do teu blogue e acho que temos gostos em comum em termos de livros e séries :)

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar