domingo, 17 de setembro de 2017

Na contra capa | "Não gosto de ler"


“If you don’t like to read, you haven’t found the right book.”  ― J.K. Rowling
Não havia como saltar páginas ou encurtar a história, eu já a sabia de cor (e não deixava que poupassem nos detalhes).Era impossível aconchegar-me se não tivesse uma caneca com leite achocolatado na mão e um livro pronto a ser lido na mesa de cabeceira. "Outra vez?". Sim, outra vez. Queria que me relessem a história do dia anterior, ou da semana passada, apesar de haverem tantas outras para contar. "Mas é tarde.". Tarde? Nunca é tarde para ler.

Depressa, os meus pais perceberam que tinham criado um monstro. 

Nunca andei de avião mas sinto-me uma pessoa mais do que viajada. Já atravessei um guarda-roupa, andei de comboio até Hogwarts, passeei pela Amazónia, Nova York, Wonderland, Itália e afins, escalei os Himalaias, saboreando as nuvens e o céu, perdi-me no centro da terra  e nos seus segredos infinitos...
Senti mais do que o que a minha vida me permitiu e fiz muito para quem ainda viveu tão pouco. 

Por já ter sido tão feliz em aventuras que não eram minhas, ter sentido tanto e desejado ainda mais, percebo que não gostem de romances, de thrillers ou policiais, mas não gostar de ler transcende-me
Filmes de terror não são, definitivamente, para mim. No entanto, adoro filmes.
Não aprecio futebol mas não é por isso que digo que não gosto de desporto. Adoro ver ginástica, natação, taekwondo, entre muitos outros.
Kizomba, funk, rap, não são para mim, isso não quer dizer que não ame música.
É uma questão de encontrar o filme, o desporto, a música certa. 

É uma questão de encontrar o livro certo.

Com tantos géneros e autores, é impossível não haver um livro para cada um de nós, aquela obra que faz o nosso coração perder o ritmo e encontrar-se com o de personagens que desejamos poder tornar reais. 
Tenho amigos que olham para mim incrédulos quando digo que li um livro inteiro num dia. Olho para eles da mesma forma quando dizem que nunca pegariam em tal coisa. Um livro? Isso é o quê? Come-se? 
Compreendo que nem toda a gente faça da leitura um hábito ou uma paixão, que o gosto não lhes tenha sido incutido ou que achem que existe uma forma melhor de passar o tempo, mas não gostar de ler? Pode dizer isto quem já leu todos os livros alguma vez escritos, todas as histórias não publicadas e ainda por pensar.

Ler oferece-nos tantas experiências e margem para crescer. Incute-nos novos princípios e apresenta-nos pontos de vista e saberes infinitos.
De forma paradoxal, ler faz-nos sair de nós mesmos e passear pela perspetiva de outros, pelo seu mundo, personalidade e vida. Ensina-nos coisas que, caídos em nós mesmos, nunca aprenderíamos. 
Não digam que não gostam de ler, digam que ainda não encontraram o livro certo. Um dia, vão encontra-lo e perceber as oportunidades que estavam a ser deixadas para trás, os bons serões e os companheiros fieis que tanto queriam uma mão amiga que os afagasse.

Gostam de ler?
Qual foi o livro que despertou o vosso gosto pela leitura?
Qual é a vossa opinião sobre não gostar de ler?



9 comentários:

  1. Eu adoro ler! Infelizmente não leio com tanta frequência quanto gostaria (demoro mais tempo agora a ler um livro do que na minha adolescência, onde os devorava), mas tenho sempre um livro na mesinha de cabeceira. Não dispenso de ler. É algo que me dá mesmo muito prazer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não leio com a frequência de que gostaria, estou a tentar mudar isso!
      Também tenho reparado que leio mais devagar do que costumava. Não acho que seja, de todo, uma cosia má

      Eliminar
  2. A questão é mesmo essa: encontrar o género que se adequa a nós, seja na música, no desperto, na leitura.
    Fiquei bastante ligada à história d' O Principezinho! Mesmo assim, o meu gosto pela leitura começou tarde, talvez porque até chegar a ele não encontrei o melhor caminho. Ou talvez não tivesse maturidade suficiente para compreender todas as experiências maravilhosas que um livro nos desperta. Hoje é diferente. Hoje sou capaz de ler um livro num dia. Mal acabo um sou capaz de começar outro, porque me rendi por completo. Porque descobri que ler é uma extensão de mim. E não podia estar mais satisfeita por isso!
    Também me faz imensa confusão quando dizem que não gostam de ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler é, sem dúvida, maravilhoso.
      Lá está, demorou mas o gosto pela leitura só precisava de ser incentivado

      Eliminar
  3. Que bom texto e que citação magnífica para começar! Eu concordo contigo, quem diz que não gosta de ler ainda não encontrou o livro certo e de certeza que tem preguiça de o procurar!

    ResponderEliminar
  4. Mulher, tô adorando teus textos e não podia concordar mais com esse. Existe tanto, mas tanto conteúdo diferente em livros diferentes que é basicamente impossível não achar um que nos agrade. É bem como você deu o exemplo: não é porque eu não gosto de um estilo musical, que eu não gosto de música em geral, né? Muito boa essa associação!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios! Espero que continues a gostar dos restantes posts!

      Eliminar
  5. confesso que tambem me faz imensa confusao quando me dizem isso! sou apaixonada por livros, nao vivia sem eles!
    nao consigo me lembrar de quando começou o bichinho.. desde muito pequena que gostava!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar