sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

(Des)Aventuras| Pelas ruas de Paris: primeira viagem


Fevereiro no Coffee Cup vai começar com uma memória, com uma nota positivamente nostálgica de quem relembra a sua primeira viagem de coração cheio  e  não consegue deixar de escrever o título desta publicação com um sorriso aberto.O final de 2017 marcou a realização da minha primeira viagem e a satisfação da wanderlust que sempre tive em mim. O destino foi Paris, mas aventura começou horas antes da nossa chegada, no avião, porque, até dia 28, voar era coisa que não me assistia e ainda não tinha caído a ficha: "Caraças, é este ano que vou a França.". 
A viagem não foi escolhida ao acaso, de globo e faca na mão, mas esperada durante anos, como só a família de um emigrante consegue esperar. Pois bem, mesmo com guia experiente, perde-mo-nos uma mão de vezes, comprovando a crença já antiga de que a melhor forma de conhecer uma cidade é perdendo-nos nela, da forma mais figurativa e literal.


É a cidade dos amantes de História e de Arte, áreas que não podiam ser mais valorizadas pelo país. Vê-mos marcas da  Segunda Guerra Mundial no Museu do Louvre, ouro nos candeeiros de rua e prédios de tirar o folgo em cada esquina.Cada parede esconde uma história e surpresas encantadoras, como a que vêm acima, simples e num local inesperado. Ficar-me-à na memória como A Cidade da Música, não pelos artistas que encontrei, esses estavam escondidos do frio (à exceção da violinista que estava a tocar no Louvre, mulher de coragem e talento espetaculares), mas porque dava por mim a cantarolar a cada passo que dava. O La Vie En Rose não me largou a mão durante aqueles dias e, hoje, não consigo ouvir a música sem o sentimento quente que senti ao passear em Paris

"Foi como um filme ainda sem cor" 
Primeira descrição da cidade, no meu Diário de Viagens.

Sim, foi tal e qual um filme. Ao olhar para o topo dos prédios, não conseguia parar de me imaginar a acordar com o Sol da madrugada e escrever com uma chávena de café e olhos postos no horizonte parisiense. A cidade surpreendeu-me por tudo o que me fez sentir e que nunca conseguirei traduzir para palavras. Encantou-me por completo. 


Notre Dame foi visto por fora, mas o Louvre foi bem visitado. Perde-mo-nos (What's new?) a caminho da Mona Lisa, rodeada de gente mal educada e quadros lindos, que não têm a devida atenção. Não me interpretem mal, observei os detalhes do quadro de olhos arregalados, recordando tudo o que aprendi sobre ele nas aulas, as teorias de que é alvo e fui seguida pelos olhos de Gioconda com um gosto enorme, o meu problema foram as pessoas, não a obra. Se eu quiser uma fotografia, pesquisaria na internet, eu queria admirar o quadro, as outras pessoas queriam tirar fotos com flash, usar selfie sticks  e desrespeitar as barreiras de segurança. Foi todo um caos para o qual não estava psicologicamente preparada, mas adorei ver a obra de Da Vinci ao vivo e, na parede oposta, o quadro monumental ao qual ninguém estava a ligar nenhuma. Vi obras que sempre quis ver, que estudei e quase caí numa das escadarias. Foi o local mais bonito onde quase caí e olhem que sou uma trapalhona de primeira. 
Pela importância que o povo francês dá à sua história, os museus do Estado são gratuitos até uma certa idade. No caso do Louvre, 26 anos para habitantes e 18 para europeus. 


Não podia deixar de falar dos crepes. OS crepes, atenção. Comi um, porque em Paris tudo é pequeno menos os preços, mas se valeu a pena. Optámos por satisfazer a vontade numa banquinha que encontramos de regresso a casa, que pôs a minha receita a um canto. 
As ruas estão repletas de lojas e lojinhas, não havendo espaço mal aproveitado na cidade. A maioria dos chateaus foram convertidos em apartamentos com espaço para pessoa e meia (ou quatro e um gato, no nosso caso) e não se vêm prédios a precisar de um ombro amigo. A cidade está impecável em termos de restauração do património. É proibido construir prédios em grande parte de Paris, para não estragar o horizonte histórico pelo qual é conhecida. 



Quis deixar-vos uma amostra da minha viagem, da magia que vivi numa semana que me enche de alegria e gratidão por todas as experiências e  dores no final de cada dia. Faltou referir a Torre Eiffel, a ida à Disneyland, a passagem pelo Moulin Rouge... mas isso são histórias para futuras publicações. 




11 comentários:

  1. Eu estive em Paris há dois anos atrás e tenho de admitir que na altura fiquei um tanto desapontada com a cidade, mas agora tenho imensas saudades e quero voltar. Não fui ao Louvre. O tempo não deu para tudo e eu tinha mais interesse em visitar o Museu d'Orsay. Fico à espera para ver a publicação da Disneyland! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não houve tempo para o Museu d'Orsay, fiquei com imensa pena, porque queria ver as obras de Van Gogh.
      A ida à Disneyland é post para esta semana ;)

      Eliminar
  2. Que fotos lindas! Adorava ir a Paris, conhecer essa linda cidade :)
    Comecei o meu blog à pouquíssimo tempo, e gostava que tivesses um minutinho para passar por lá ^^ e caso te interessa sigas, eu sigo de volta. No próximo post do blog decidi que haverá giveaway de forma a comemorar o início do blog, fica atenta!

    Beijinhos, Neca.
    Blog ♡ SimplyNeca

    ResponderEliminar
  3. Que fotos lindas! Paris é uma das cidades europeias que quero muito visitar!
    As pessoas conseguem ser muito mal educadas e desrespeitar as fotos. Eu se tivesse ido ao museu também não estaria lá para tirar fotos, para isso há o Google.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Aconselho vivamente a visita, acho que a cidade é a tua cara

      Eliminar
  4. Nunca fui a Parias. Porém, ainda assim, senti-me lá, por causa da tua maravilhosa descrição :)

    ResponderEliminar
  5. fui a paris quanto tinha 16 anos, um sonho que tinha desde miúda. é uma cidade linda e tenho imensas saudades! na altura estava tão tão entusiasmada que tirei fotos a tudo, às ruas, às casa, ao chão... só pensava "ok, é uma rua. mas uma rua DE PARIS". acho que até me lembro mais das sensações que vivi do que propriamente das coisas que vi :P uma que nunca esquecerei vai ser o acordar às 4 da manhã, ver o sol nascer no aeroporto e ter aquela sensação de "porra, vou a paris!". por isso é que viajar vale tanto a pena :)
    adorei o blog e estou a seguir!
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. « "ok, é uma rua. mas uma rua DE PARIS"» fui eu durante a semana inteira!
      Tirei mais de 200 fotografias, mas lá está, prezo mais o sentimento que esta viagem deixou do que as fotografias que tirei ao ouro dos candeeiros de rua.
      Obrigada pelo elogio, espero que continues a gostar!

      Eliminar
  6. Nunca lá estive mas quero muito conhecer.

    ResponderEliminar