domingo, 27 de agosto de 2017

Mumbling | O mundo precisa de histórias com finais felizes


Roman Kraft

Em criança, quando o mundo ainda  parecia simples e em flor, questionava-me acerca das histórias que lia. Depressa verifiquei que não eram só os livros a sofrer de tal desgraça, que os filmes de sábado à noite, alugados no video clube mais próximo, eram vítimas do mesmo mal. Decidi, por fim, perguntar: "Porque é que as histórias acabam sempre bem?".
Ao início, a minha questão pareceu-lhe deslocada, mas procedi à explicação, que nada tinha de complicado. Finais felizes pareciam-me pouco originais. Ele olhou para mim intrigado.
A verdade é que estamos rodeados deles, de finais felizes, onde as cicatrizes dos protagonistas se tornam pouco relevantes.Muitas vezes, estão subentendias, disfarçadas e os meus olhos inocentes não as conseguiam captar. Afinal, seria obrigatório a princesa conseguir o príncipe? Seria assim tão normal apanhar o criminoso e condena-lo de forma justa?
"Porque o mundo já tem coisas más suficientes. As pessoas precisam de finais felizes para se esquecerem disso.". A resposta dele pareceu-me lógica, fazia todo o sentido, mas porque não simplesmente ultrapassar as rasteiras da vida? Seria assim tão complicado seguir em frente? Mudar o nosso ponto de vista? Utilizar uma perspectiva mais positiva parecia ser a solução para o pior dos males.
Assim, numa demanda pela originalidade, pela descoberta de histórias inesperadas e chocantes, a minha escrita tomou um novo rumo.
As minhas personagens estavam perdidas e melancólicas, o mundo virado do avesso e a felicidade navegava pelo Pacifico numa jangada, que balouçava ao sabor da maior das tempestades. Eu gostava das minhas histórias, diferentes das de toda a gente, de todas as que os meus colegas costumavam apresentar à turma. Elas não me deixavam triste, elas faziam-me mergulhar numa face do mundo que desconhecia. Elas faziam-me sentir.
Cresci e continuei a escrever, deixando as palavras do meu irmão pendidas na caneta. 
Desfiz-me da idea de narrar exclusivamente acerca de dissabores, de flores mortas e  ruelas sombrias, mas esses elementos permanecem hirtos na minha ficção. Deixei de ler e assistir exclusivamente a finais coloridos, mas  não nego o seu sabor especial.
Afinal, o mundo precisa de histórias com finais felizes?
O mundo precisa de histórias.
É desesperante viver na rotina, num circulo de eventos a que nos prendemos sem quê nem porquê. O mundo move-se demasiado rápido e as responsabilidades que recaem sobre nós pesam. Se há dias bons? Aos montes. Termina-los com um bom livro só os torna mais mágicos. Precisamos de histórias para nos desligar-mos do dia-a-dia, para sentir algo diferente, algo novo. Para viajar, pensar e ver com os olhos de  outros.
Sim, precisamos de histórias com finais felizes, mas também precisamos de finais que nos façam chorar, que nos conectem com a tristeza que sentimos.
Precisamos de histórias, por todos os motivos e mais alguns, mas principalmente para que não vivamos exclusivamente nas nossas ideias.

11 comentários:

  1. Ah que texto lindo, sim sim, o mundo precisa muitos de finais felizes, aliás, mais de histórias né para poder ter seus finais. Gostei muito!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenhas gostado!
      Espero que continues a gostar e a partilhar a tua opinião.

      Eliminar
  2. Concordo contigo, o mundo precisa de histórias!

    ResponderEliminar
  3. Uau, que post!
    O mundo precisa de histórias com finais felizes, mas também precisa de histórias que nos façam pensar, que nos apresentem um ponto de vista diferente e um no o olhar sobre a vida :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Essa é a magia das histórias, fazem-nos abrir os nossos horizontes, mesmo sem darmos por isso.
      Espero que tenhas gostado!

      Eliminar
  4. Gostava que houvessem mais finais felizes mas a verdade é que nem todas as histórias podem ter um final feliz :/ adorei o teu texto, adorei o teu blog e claro que estou a seguir!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas todos precisamos que esses finais menos bons existam. É assim que damos valor aos finais felizes e que aprendemos a seguir em frente.
      Espero que continues a gostar! :D

      Eliminar
  5. Ler um livro, é das melhores coisas neste mundo ♡

    ResponderEliminar
  6. Os finais felizes são necessários para dar esperança, mas os finais "não felizes" (sejam eles como forem) também são importantes para aprendermos lições e pensarmos sobre as coisas de outra forma. Nem todos podemos ser felizes e nem todos vamos ter o nosso final feliz, é essa a realidade. Quanto mais cedo nos apercebermos disso, melhor. A existência de finais alternativos aos finais felizes mostra-nos que não estamos sozinhos, que a vida não é sempre um mar de rosas e que há formas diferentes de viver. Retira pressão, na realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada nos é entregue de bandeja, pelo que esperar sentados por um "final feliz" não é opção.
      Nem sempre as coisas vão correr bem, sem dúvida que existem dias em que só nos apetece fugir, mas, mais do que como encaramos os dias bons, é a forma como encaramos os dias maus que mostra o nosso caráter.
      Para além disso, os dias menos bons ajudam-nos a apreciar a vida de outra maneira e valorizar aquilo que temos.
      Precisamos de olhar para a vida de forma realista: nem tudo é colorido e sorridente. A forma como nos comportamos faze essa realidade está nas nossas mãos e aprender a iluminar um dia cinzento com uns quantos raios de sol é uma jornada importante.

      Eliminar